navegação por gestos Android 9

Descubra como utilizar a tecnologia de navegação por gestos no Android 9?

A navegação por gestos Android 9 é uma novidade da atualização do sistema operacional dos smartphones. Com ela é possível acessar aplicativos e navegar pelo celular de maneira mais intuitiva e com certa facilidade.

Embora no começo ela possa parecer um pouco complicada e até mesmo confusa, a adaptação ocorre em pouco tempo de uso pelo indivíduo.

Ela substitui a necessidade de usar teclas, necessariamente, para acessar aplicativos e outras funções no celular. Assim, o movimento do dedo sobre a tela pode ser suficientemente, por exemplo, para ver quais são as páginas que estão abertas e em execução no smartphone naquele momento.

navegação por gestos Android 9

Tenha a melhor internet com a Claro! Saiba mais aqui: https://clarocombomais.com.br!

Navegação por Gestos Android 9: Como funciona e como ativá-la

A navegação por gestos é feita a partir de um único botão que é localizado na tela principal dos smartphones. Esse botão é chamado de Home Virtual e corresponde a uma pequena barra posicionada na horizontal, na parte bem inferior da tela.

Esse recurso que agora é disponibilizado pelos celulares com sistema Android já era utilizado pela Apple, que passou a contar com ele a partir do lançamento do iPhone X.

A necessidade de implantar esse tipo de ferramenta nos smartphones se deu pela diminuição do espaço na tela dos aparelhos. Dessa forma, é possível ter mais espaço para as imagens e aplicativos com a eliminação dos botões virtuais de voltar, home e multitarefa.

As tarefas que eles desempenhavam, portanto, passam a ser acessíveis pelo botão Home Virtual a partir do deslizamento do dedo sobre a tela.

navegação por gestos Android 9

Ou seja, com o uso desse tipo de navegação que é feita por gestos é possível deslizar o dedo pela tela. Isso permite que os aplicativos sejam visualizados, configurados, acessados e fechados.

Nós preparamos um passo a passo de como ativar a navegação por gestos Android 9, assim como demonstramos as principais funcionalidades e como utilizá-lo. Além disso, também ensinamos como desinstalar a ferramenta caso você não queira navegar com o uso dela.

Como ativar a navegação por gestos

Qualquer usuário que esteja utilizando um celular que conte com a versão Android 9 ou superior pode utilizar a navegação por gestos. Para ativá-la, deve-se primeiramente acessar as configurações do aparelho.

Em seguida, role a tela até encontrar a opção Sistema e clique sobre ela. Então, clique, em sequência, nas opções Gestos e Deslizar o botão home para cima. Então, deve-se desativá-la, o que é feito clicando no botão azul.

A partir de então, a navegação por gestos estará disponível no seu smartphone. Agora, aprenda como utilizá-la e suas principais funções.

Como usar a navegação por gestos Android 9

São várias as opções que são oferecidas pelo uso do botão Home e gestos de deslizamento com os dedos. Você perceberá, desde logo, a disponibilização de maior espaço para as imagens e aplicativos na tela do seu celular.

Além disso, poderá fazer diversas atividades, acessando e fechando aplicativos, assim como tendo acesso a páginas indicadas, entre outros.

Veja as principais funcionalidades e quais os gestos para acessar cada uma delas:

  • Acessar o Google Assistente: Para isso, deve-se apenas clicar no botão Home, na parte inferior da tela e manter o dedo levemente pressionado. Em poucos segundos o assistente virtual irá aparecer;
  • Navegar pelos aplicativos recentemente utilizados: Deslizar o dedo, em um movimento longo, para o lado direito;
  • Voltar para o aplicativo anterior: Basta deslizar para o lado direito em um movimento curto;
  • Abrir a lista de aplicativos instalados no smartphone: Deslizar o dedo para cima em movimento longo;
  • Ter acesso a uma lista de aplicativos sugeridos com base nos mais recentemente utilizados.

Ainda, dentro da opção de acessar os aplicativos recentes, que é disponibilizada com um movimento longo para a direita, é possível fechar um aplicativo, deslizando-o para cima.

Para navegar nesses aplicativos listados, basta clicar em cima dele e ele será aberto, enquanto os demais continuam em segundo plano. Por fim, ainda nessa opção é possível clicar em cima do ícone da ferramenta para se ter acesso às informações dela, assim como permite a divisão de telas entre dois apps.

Como desativar a navegação por gestos no Android 9

Embora seja fácil se adaptar à navegação por gestos, muitas pessoas acabam preferindo utilizar as versões tradicionais para navegar, tendo em mãos os botões virtuais de voltar e listar, por exemplo.

Portanto, se esse for o seu caso, pode ficar tranqüilo, pois assim como a permissão à ferramenta é facilmente concluída, a retirada dela também o é.

Assim como foi feito na permissão, é preciso acessar as configurações do aparelho. Em seguida, novamente encontre na lista a opção Sistema e, dentro dela, toque em Gestos.

Então, basta desativar a opção correspondente a Deslizar o botão home para cima. Dessa forma, o botão Home deixa de ser usado para a navegação por gestos Android 9.